terça-feira, 7 de junho de 2011

A História da Internet


O Que é a Internet ?

Internet é uma rede que liga todos os computadores do mundo, que utiliza um conjunto de protocolos e serviços, assim conectados podendo ter a troca de informações entre os usuários.

Como surgiu a Internet ?

A Internet surgiu durante a Guerra Fria, chamada de ARPANET para manter a comunicação entre os militares dos Estados Unidos. Após a Guerra Fria a ARPANET deixou de ser utilizada apenas pelos militares, permitindo o acesso para os cientistas que cederam o uso as universidades e essas para outros países, assim chegando aos pesquisadores domésticos que puderam ter acesso.

Havia outra rede utilizada pelo departamento de pesquisas e bases militares nos EUA antes da ARPANET, em que sua comunicação era vunerável, pois o grupo oposto poderia facilmente acabar com comunicação da defesa americana, os tornando vuneráveis aos ataques. Já a ARPANET não tinha um centro específico ou um único caminho para as informações, tornando-se de difícil acesso.

Em 1975 havia aproximadamente 100 sites, devido ao grande acesso o protocolo utilizado tornou-se inadequado, mudando para o novo protocolo chamado TCP/IP, permitindo um maior acesso e uma variedade de plataformas diferentes de hadware de computadores.

A partir de 1995, havia mais de 6 milhões de computadores conectados a internet.

No Brasil a internet surgiu em 1991, com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Utilizada em centros de pesquisa, universidades e outros. Em 1994, houve um trabalho mais aprofundado para conhecer a Internet, realizado pela Imbratel.


O Que é Intranet ?

A Intranet dispõe o mesmo que a internet, só que é restrita a um determinado público, ou seja, uma rede local utilizada em um específico lugar, como em uma empresa ou lanrouse.


O Que é Extranet ?

Funciona como a internet, só que é bem mais extensa, em que  qualquer lugar do mundo você pode ter acesso a informações.