sábado, 2 de abril de 2011

Windows e Linux

Há muitos anos apenas utilizamos o Windows e só falamos no Windows. Sabemos as suas vantagens e nos conformamos com o que ele nos oferece. Acabamos nos esquecendo de suas desvantagens e o que outros sistemas operacionais têm para nos oferecer.

Portanto, temos no mercado outros sistemas operacionais, como o Linux, que apresenta muitas vantagens para o seu uso, assim, podendo mudar a realidade que nós vivemos.

Em 1991, o finlandês Linus Torvalds lançou o Linux, um sistema operacional revolucionário que prometia bater o Windows. Hoje, no Brasil, segundo a IstoÉ, ele funciona em 27% dos servidores de rede e em 5% dos micros domésticos. Na maioria das Procuradorias, o Linux é o sistema operacional escolhido para hospedar as páginas (Internet e Intranet) da instituição.

Conheça algumas das principais diferenças entre o Linux e Windows:
1. O Windows tem código fonte fechado, isto é, ninguém pode alterá-lo, só o fabricante tem acesso para corrigir os erros ou aperfeiçoá-lo. Ao contrário, o Linux não tem segredos e há vários grupos trabalhando em seu desenvolvimento e criando versões de acordo com as diversas necessidades do mercado.

2. Uma cópia do Windows está sendo vendida em média por R$500,00 (quinhentos reais) enquanto o Linux  é distribuído livremente na internet para que outras pessoas possam usá-lo. Isso quer dizer que ele é livre e gratuito.  

3. Há uma grande oferta de aplicativos para o Windows, principalmente jogos, o que o torna o preferido dos usuários domésticos. No Linux há programas para editar imagens, digitar textos, acessar a Internet, mas quanto aos jogos ele deixa a desejar.

4.Programas Linux são mantidos atualizados pelo próprio sistema sem que você precise baixar atualizações o tempo todo. Normalmente com um clique e mais nada você atualiza TODOS os programas da computador, inclusive o próprio Linux.

5.O Linux é imune a vírus, enquanto o Windows não tem essa vantagem.

6.O Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo. O Linux ainda está crescendo, ou seja, ainda não é tão utilizado.




Um comentário:

  1. Muito bem...

    voçê se aprofundou realmente no assunto se dedicou por isso sua nota é 10.0 parabéns pelo seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir